Outubro Rosa

Outubro Rosa – Mês de conscientização sobre o câncer de mama!

mês de conscientização câncer de mama

A campanha “Outubro Rosa” é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama. É um movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, excluídos os cânceres relacionados a tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Já em relação aos óbitos, constitui na primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição.

Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A taxa de mortalidade, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos por 100 mil mulheres, respectivamente.

Então, previna-se, cuide da sua saúde:

Previna-se!
A mamografia é recomendada uma vez por ano para aquelas com mais de 40 anos, mesmo que não percebam nenhum sintoma. O exame é capaz de identificar o tumor em sua fase inicial, fazendo com que a paciente dê início ao tratamento o quanto antes. Além dos exames de rotina, não deixe de realizar as consultas de rotina, para que o médico possa avaliar e solicitar todos os exames necessários e complementares a mamografia.

Mantenha um estilo de vida saudável
Segundo relatório feito pelo Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer e do Instituto Americano de Pesquisa do Câncer, a presença de uma boa alimentação e a prática de atividades físicas na rotina do paciente reduz os riscos da doença.

Evite fumar e ingerir bebidas alcoólicas de maneira excessiva
O cigarro libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas, podendo ser inaladas por fumantes ou não, por isso, é um tanto quanto prejudicial. Já o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, enfraquece o sistema imunológico além de aumentar a incidência de doenças hepáticas sendo um dos maiores riscos de câncer de mama.

Entre em contato e agende sua consulta pelo nosso WhatsApp (11) 97201-5678 ou pelo telefone (11) 3502-6200.

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby, São Paulo-SP