Não deixe a dor dobrar você!

De férias e longe da academia, dar a tradicional “corridinha” pode ser sua única aposta para manter o shape, certo?

Mas não basta ter fôlego para completar o percurso sem botar a língua para fora. Para levar o exercício na boa, o melhor é ficar de olho no trabalho dos seus joelhos.

Eles são as maiores articulações do corpo, formadas por estabilizadores estáticos (ligamentos) e dinâmicos (músculos), que unem dois ossos importantes dos membros inferiores: a tíbia e o fêmur.

Essas dobradiças precisam ser fortes o suficiente para aguentar seu peso e absorver o impacto de suas passadas (correndo, andando ou pulando).

Para que isso ocorra, ligamentos e músculos precisam estar fortes. A maioria das lesões nos joelhos acontece por causa de desequilíbrios musculares. Não são casos raros de acordo com o The Journal of Sports Medicine (EUA), cerca de um terço de todas as lesões que ocorrem no esporte está relacionado com os joelhos. Veja mais detalhes sobre isso e evite problemas – sobretudo na estação mais quente do ano.

E a corridinha?

Ela traz bem-estar. E faz bem à saúde (emagrece, melhora a resistência etc.). Mas é também um dos exercícios que mais causam dano aos joelhos. Cada pisada contra o chão libera uma força equivalente a até oito vezes sua massa corporal contra a sola dos seus pés. E o joelho é a mola que absorve o impacto. Para ajuda-lo a sofrer menos no processo, o primeiro passo é reconhecer sua pegada.


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>