Fibras facilitam processo de emagrecimento e fazem bem à saúde.

Dicas não faltam para quem quer emagrecer. Baterias de exercícios, alimentação equilibrada, horário fixo para refeições, etc. Além de tudo isso, uma boa opção para vencer a corrida contra a balança é a inserção de fibras no cardápio diário.

A lista de benefícios das fibras é extensa. Embora elas não sejam absorvidas pelo organismo, como as vitaminas, elas são importantes para o bom funcionamento do intestino. Divididas em dois tipos diferentes, solúveis e insolúveis, elas ajudam, inclusive, a melhorar a saúde. As solúveis conseguem ser absorvidas pela água e formam um tipo de gel. Essa combinação poderosa acaba com gorduras nas artérias e, além disso, são ótimas para evitar a absorção dos lipídios por parte do intestino. Enquanto passam pelo organismo, elas levam consigo as toxinas que se acumulam no corpo.

Assim que entram em contato com o aparelho digestivo, as fibras garantem uma sensação mais prolongada de saciedade – ótima para quem precisa comer menos – uma vez que elas fazem com que os carboidratos sejam absorvidos de forma mais lenta. É simples: elas passam mais tempo no organismo, incham, e causam menos fome. O benefício contribui para a perda de até 8 quilos em 30 dias. Além disso, elas auxiliam no combate do colesterol ruim (LDL).

Inclua fibras na dieta
Para encontrar essas substâncias em abundância basta incluir nas refeições leguminosas, frutas, e verduras (preferencialmente crus) e cevada. As fibras solúveis também são valiosas para os diabéticos. Uma vez consumidas habitualmente, elas contribuem para o controle da glicemia. Já no tratamento, no entanto, elas não substituem os medicamentos para quem sofre de diabetes.

As fibras insolúveis, por sua vez, têm como papel regular o trabalho do intestino. Pães nas versões integrais, arroz, trigo, frutas, legumes e verduras são ótimas fontes. De acordo com estudos nutricionais, é necessário beber muita água e comer, pelo menos, 20 gramas de qualquer um dos tipos de fibras para, assim, sentir na pele suas ações e dar adeus à barriguinha saliente indesejada.

A vantagem do consumo de fibras beneficia diretamente as mulheres. Essas substâncias fazem mágica no organismo e são incríveis quando se procura combater a prisão de ventre.

Apesar do incômodo estar também ligado a problemas emocionais, estudos apontam que essas substâncias contribuem para o bom funcionamento da região do cólon.

De acordo com estudos divulgados pela publicação científica Journal of the National Cancer Institute, o consumo de fibras afasta a possibilidade de desenvolver câncer de intestino. A conclusão do estudo foi obtida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que acompanhou o consumo de fibras entre 2,5 mil pessoas e percebeu, ao longo do trabalho, uma queda na possibilidade do aparecimento de tumores no órgão. Outras pesquisas também relatam contribuição na prevenção de câncer de cólon.

Matéria do site: http://www.minhavida.com.br/


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>