Exercício físico na gestação

A prática de exercício físico é super importante para o dia-a-dia da mulher, e dizer que atividade física faz muito bem para saúde já não é novidade. Devemos pensar diferente na gestação?

Gestantes ativas tem menor chance de desenvolver obesidade, pressão alta e diabetes. A gravidez é um momento ainda mais importante para nos preocuparmos com a dieta e com corpo; tratando-se de um período de ganho de peso rápido, gestantes que se exercitam adquirem mais fôlego, diminuindo o risco de falta de ar, comum no final da gestação, diminuem a chance de dor lombar com o ganho de peso, melhoram a qualidade do sono, além de terem um ganho muito importante com a auto-estima e bem-estar com si mesmas.

Mas qual é a atividade física ideal para esse período? Qual a frequência e intensidade ideal dos exercícios?
Segundo o Colégio Americano de Obstetrícia e Ginecologia, recomenda-se 30 minutos diários de atividade física moderada para as gestantes que não possuem complicação obstétrica, e 15 minutos para aquelas que não praticavam atividade antes de engravidar, evitando esportes de contato e mergulho, e respeitando os limites de cada uma.

Deve-se priorizar atividades aeróbicas que ativem grandes grupos musculares com um ritmo contínuo, já as atividades de resistência devem ser feitas com uma carga baixa e maior número de repetições. Deve-se aumentar em torno de 50 a 85% da frequência cardíaca, sempre respeitando a tolerância de cada uma e não deixando a temperatura do corpo subir exageradamente, por isso é de extrema importância a ingestão de água durante os exercícios. Atividade na água, como natação e hidroginástica, além de caminhada ao ar livre, pilates e musculação supervisionada são muito bem vindos nesse período, mas com uma boa supervisão de uma equipe multidisciplinar, envolvendo médico e preparador físico, várias outras atividades podem ser praticadas conforme as limitações e preferências de cada gestante.

A atividade física no puerpério deve ser retomada o quanto antes, em torno de 2 a 6 semanas pós-parto, com um período maior para os partos cesáreas, lembrando que tais exercícios não diminuem a quantidade do leite materno, nem alteram a qualidade do mesmo.

O exercício físico faz parte de um pré-natal saudável e deve ser individualizado conforme o perfil de cada gestante; conte com seu médico para escolher com você a sua atividade ideal.

Entre em contato e agende sua consulta!

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby, São Paulo-SP
Telefone: (11) 3502.6200


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>