Aneurisma de aorta

O aneurisma de aorta é definido como uma dilatação de um vaso sanguíneo e pode ser subdividido de diversas maneiras, de acordo com o tipo, o vaso acometido, a etiologia ou causa, etc.

É uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas até que ocorra uma complicação, que pode ser grave e muitas vezes até levar ao óbito.

Está associado com tabagismo, colesterol elevado, hipertensão e histórico familiar. Como não apresenta sintomas, seu diagnóstico só pode ser feito através de consulta médica preventiva (antes do paciente apresentar sintomas); o médico, quando suspeitar do diagnóstico lança mão de exames de imagem específicos para fechar o diagnóstico e então fazer o planejamento terapêutico adequado, individualizado caso a caso.

O tratamento pode ser realizado por cirurgia convencional com a troca do segmento arterial acometido por um substituto que pode ser uma veia do próprio paciente ou uma prótese de tecido sintético ou modernamente por uma cirurgia minimamente invasiva com acesso pela virilha e auxilio de aparelhos de radiologia que permitem a navegação e o tratamento por dentro do vaso (prótese endovascular). A decisão do tipo do tratamento é baseado em um série de fatores inerentes à condição clínica e anatômicos do paciente.

O tratamento realizado de forma eletiva (sem o paciente apresentar complicações) e com uso de técnicas modernas melhora em muito o prognóstico em relação a doença. Por isto a importância de consulta vascular de rotina, principalmente na presença de fatores de risco e idade maior que 40 anos.
Visite-nos: Rua Dep. João Sussumu Hirata, 180 – Panamby (Morumbi) – São Paulo