1 . A barriga estufada e a sensação de pernas pesadas e inchadas podem ser retenção de líquidos?
Verdade: A retenção hídrica pelo consumo em excesso de alimentos industrializados contendo muito sódio, como preparações a base de molho shoyo, sopas em pó, salgadinhos e macarrão instantâneo, o sedentarismo e a prisão de ventre podem resultar em “falsos quilos extras”.
Dicas:
– Consuma alimentos que aumentam a eliminação de líquidos como maçã, melancia, melão, ameixa fresca, alface, chuchu, pepino e cenoura.
– Ingira até 500ml/dia de chás com efeito diurético (prepare 2 sachês de chá de maçã, morango ou frutas vermelhas para 2 litros de água, adicione adoçante, e coloque na geladeira para gelar).
– Diminua o consumo de sal utilizando alho, cebola e ervas aromáticas nas preparações, como orégano, salsa, alecrim e manjericão.
– Polvilhe as frutas com 1 colher de sopa de farinha de linhaça, que tem ação antiinflamatória e reduz a retenção hídrica no organismo.
– Prefira as frutas que possuem poder laxativo, como: laranja e mexerica com bagaço, mamão e ameixa-preta, pois elas promovem uma limpeza no organismo, eliminando as toxinas.
– Beba no mínimo 2 litros de líquidos por dia. Isso equivale ao consumo de 4 garrafinhas de 500ml, que podem ser utilizadas para o controle do consumo de líquidos, numerando-as.
– Pratique atividades físicas regularmente. O exercício aumenta a eliminação dos líquidos acumulados pela estimulação da circulação linfática.
– Se você trabalha sentado, procure se levantar frequentemente ou contrair a panturrilha quando estiver sentado.
2. Os alimentos integrais possuem poucas calorias e não engordam!
Mito: Os alimentos integrais possuem as mesmas calorias que a versão refinada, porém, possuem os benefícios de causarem um aumento na saciedade, diminuindo o consumo de calorias.
Dicas:
– Sempre que possível, dê preferência aos produtos integrais. Acrescente ao leite ou iogurte itens como cereais integrais, farelo de aveia, farelo de trigo, gérmen de trigo e linhaça, que também favorecem o funcionamento do intestino.
– Trocar alimento refinado pelo integral (ex: pão branco, arroz branco, macarrão branco → pão integral, arroz integral, macarrão integral ou de quinoa ou semolina).
3. Alimentar-se frequentemente emagrece!
Verdade: Alimentar-se a cada 3 horas ajuda a emagrecer e a evitar os “ataques a geladeira”, pois mantém o metabolismo ativo e saciado. Ficar em jejum por um longo período pode significar aumento do peso, pois, nessa situação, o corpo não sabe quando irá receber alimentos novamente e reduz o ritmo do metabolismo para poupar energia.
Dicas:
– A cada 3 horas, consuma uma destas sugestões de lanchinhos:
– 1 copo de suco de fruta natural ou polpa com iogurte desnatado e adoçante, por exemplo, morango, kiwi ou maçã;
– 4 cookies integrais e 1 copo de chá de frutas gelado com adoçante;
– 1 copo de suco ou vitamina de soja light;
– 1 queijinho processado light e 1 leite fermentado;
– 1 xícara de frutas secas ou liofilizadas, sem açúcar na composição;
– 1 fruta fresca: maçã, pêra e pêssego são boas opções.
4. Alimentos ricos em carboidratos, como o pão, engordam e devem ser “cortados” da dieta de quem deseja emagrecer!
Mito: Uma alimentação completa resulta em maior saciedade e perda de peso saudável, portanto, equilibre os grupos alimentares nas refeições!
Dicas:
– Os grupos alimentares que devem estar presentes nas refeições são as proteínas (ex: leite de soja, leites e derivados, carnes, aves, peixes, ovos), os carboidratos (de moderado a baixo índice glicêmico) e as gorduras (preferir azeite de oliva e castanhas como fontes).
– O grupo das leguminosas (feijão, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico) deve estar presente em 1 das refeições do dia.
5. Começar a refeição pela salada emagrece!
Verdade: A ordem do consumo dos alimentos em uma refeição também interfere na saciedade e, portanto, na perda de peso.
Dicas:
– comece pela salada em um prato extra, contendo semente de girassol ou nozes e verduras variadas, temperadas com azeite de oliva, sal e limão ou molho de iogurte com manjericão (bater iogurte desnatado com manjericão);
6. Quem está de dieta não pode comer em restaurantes ou ir a festas!
Mito: Quem está de dieta pode sim comer fora de casa. O ideal é escolher no cardápio as combinações corretas de grupos alimentares, optando pelos menos calóricos.
Dicas:
– Evitar couvert de pão com manteiga, trocar por salada (ex: caprese); escolher macarrão ao molho sugo ao invés de queijo;
– Na churrascaria, pedir salada de entrada e acompanhar o grelhado com 1 porção de carboidrato não-frito (ex: aipim cozido, legumes no vapor); escolher 1 filé apenas, de preferência sem molho.
– Nos restaurantes de fast-food, preferir hambúrguer de frango sem maionese e sem acompanhar batata-frita e refrigerante diet.
– Antes de sair para alguma festa, coma um lanche pequeno, como 1 pote de iogurte ou 1 polenguinho light.
7. Pizza, hambúrguer e sobremesa devem ser evitados por pessoas que desejam emagrecer!
Mito: Troque os ingredientes da pizza, do hambúrguer e da sobremesa por receitas caseiras menos calóricas!
Anote:
– Hambúrguer light: misture 90g de carne moída magra (patinho) com sal, salsa e cebola a gosto, coloque em uma grelha e quando estiver pronto coloque em 1 pão francês integral, com 1 fatia de mussarela light, 2 rodelas de tomate, 1 folha de alface e 1 colher de chá de maionese light.
– Pizza light: coloque 4 colheres de molho de tomate, 4 colheres de sopa de atum em água, 2 fatias de mussarela light picada, 4 rodelas de tomate e de cebola com uma pitada de orégano em uma massa de pizza integral (de frigideira), em uma frigideira sem óleo e aqueça até derreter o queijo.
– Mousse de limão diet: bater iogurte desnatado no liquidificador com gelatina diet (endurecida).
CONHEÇA A VIVID:
A VIVID é um Clínica de Alto Padrão no bairro do Morumbi (Panamby) que une o melhor de uma clínica médica, clínica estética e clínica esportiva oferecendo os melhores médicos para cuidar da sua saúde e vaidade com tratamentos estéticos. Ligue-nos: (11) 3502-6200 Visite-nos: Rua Deputado João Sussumu Hirata, 180 – Panamby (Morumbi) – São Paulo