Queda de cabelo

Aerata
Doença autoimune, que acomete em torno de 1% da população, e que leva a perda dos pelos em determinada área do couro cabeludo ou do corpo, por um processo inflamatório local ou alérgico. Acomete homens e mulheres, e na sua maioria antes dos 20 anos. Queda em “falhas”, que geralmente é percebida pelo cabeleireiro, que visualiza uma área do couro cabeludo totalmente sem cabelos, geralmente de formato arredondado. Também relaciona-se ao stress ou baixa da imunidade. O melhor tratamento consiste na infiltração de corticoides que por ser um anti-inflamatório, atua na melhora do processo, podendo também ser utilizado de forma tópica.

Androgenética (Calvície)
É a queda de cabelo relacionada à genética (herdada), onde os cabelos tornam-se mais finos e ralos. Mais comum no sexo masculino, onde manifesta-se normalmente como falhas ou ausência de cabelos no topo da cabeça. Nas mulheres apresenta-se com rarefação (diminuição) de cabelos poupando a região frontal. É causada por alterações hormonais e os tratamentos são diversos. Pode-se utilizar uma medicação que diminui o hormônio que causa o afinamento dos fios, interrompendo este processo e estabilizando a calvície ou outro que melhora o afinamento e mantém os fios na fase de crescimento, sempre associado a suplementos orais de vitaminas e oligoelementos que melhoram a saúde dos fios. Junto a isso, pode-se associar outros tratamentos invasivos como a mesoterapia que consiste em injetar pequenas doses de vitaminas ou medicamentos nas áreas de calvície melhorando a queda; a carboxiterapia que é uma aplicação de pequenas quantidades de CO2 na derme, melhorando a circulação sanguínea; laser de baixa frequência que estimula o crescimento dos fios através da estimulação de moléculas de energia; o transplante capilar que consiste na retirada cirúrgica de área com cabelos do couro cabeludo do próprio paciente e estes fios são reimplantados nas áreas afetadas; um método é novo que consiste em extrair e tratar o sangue do próprio paciente extraindo-se o plasma (rico em plaquetas) que é infiltrado no local para estimular as células responsáveis pelo crescimento capilar.

Efluvio telógeno
Queda de cabelo de uma hora para outra, de maneira simétrica. Este tipo de queda está relacionado com o stress, seja ele pelo trabalho, problemas pessoais, procedimento cirúrgico, por alguma doença recente ou deficiências nutricionais. Apresenta melhora com a solução destes problemas.
Visite-nos: Rua Dep. João Sussumu Hirata, 180 – Panamby (Morumbi) – São Paulo


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>